A TEOLOGIA É IMPORTANTE

O TESOURO ESCONDIDO

Também, o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo " Mt 13:44

Vejo essa parábola, como uma lição de: Renúncia, perseverança e também prosperidade.

O homem, para ficar rico, poderia apenas ter vendido o tesouro, por que não o fez? Ele não buscava só riquezas, mas também, satisfação e paz. Guardou o tesouro no campo, depois, comprou o campo. Dessa forma, o tesouro, estaria seguro. Se deixasse na guarda de terceiros, poderia ser roubado. O Tesouro, é o Reino de Deus. O campo, a nossa vida. Ao se desfazer de tudo quanto tinha para adquirir o campo, com o tesouro, o homem, estaria renunciando a velha criatura. Se desfazendo do velho, para alcançar o novo.

O campo, guardião do tesouro:
Nenhum campo, prospera, sem: Boa terra, plantações e colheitas. Assim é a vida no Reino de Deus. Na parábola da semente (Mt 13:1-23), Jesus, diz que as sementes, só multiplicam e frutificam se cair em boa terra.

Ao encontrarmos O Tesouro, precisamos guardá-lo em segurança, para que outros não venham e o roubem. O que fazer? Vigiar o campo. Dia e noite, dia após dia: Leitura da Palavra, obediência, jejum oração e testemunho. Assim o campo, estará seguro. Nenhum ladrão, roubará O Tesouro.

O Tesouro e a teoria da prosperidade:
Encontrar O Tesouro, e vendê-Lo, é como buscar a Deus, apenas para receber riquezas. Ignorar o valor do campo, é como permanecer no mundo. Sem renúncia, sem transformação. Sem perseverança, sem santidade.

Existem hoje, muitos caçadores de tesouros: Buscam, encontram e vende-no. Como um negócio, que se desfará um dia. Porque, sem o campo, a riqueza não permanece.

Alguém, pode buscar a Deus, apenas pelo que Ele pode lhes dar, de valor material. porém, sem uma vida de comunhão, santidade e renúncia, não encontrará a paz. Não haverá salvação. Chegará o momento, em que "outros moradores", inimigos do Reino, lhe tomarão O Tesouro. E o Reino, estará, bem distante do negociador de "Tesouro".

Guardemos O nosso "Tesouro" cuidando do "campo", com sabedoria e cuidado.

A Ele, toda Glória!

Bíblia Sagrada, Almeida.J.F., Edição Corrigida e Revisada, SBTB.